MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUIS VALBER RIOS ARCANJO

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
PROPOSTA DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O ESTUDO DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho consiste em uma proposta metodológica para o ensino do princípio fundamental da contagem, partindo do lúdico para o abstrato, com o objetivo de aprimorar nos alunos, os conhecimentos matemáticos. Abordamos o Princípio Fundamental da Contagem no ensino fundamental, por ser este conteúdo de fundamental importância na relação do aluno com o seu cotidiano. A abordagem para o ensino fundamental será feita através de jogos, para mostrar o lúdico e desenvolver o raciocínio combinatório, criar a oportunidade de abstração e com isso ampliar o domínio das operações matemáticas, construir aprimorar as soluções de problemas e a partir dai, construir os conceitos matemáticos.
[Download TCC]