Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUIZ FERNANDO COSTA
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
Protótipo de um Programa de Aprendizagem para Auxiliar Alunos do Ensino Médio a Revisarem e Aprofundarem Conhecimentos Matemáticos Básicos
Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver um programa de aprendizagem,
em meio virtual, com a finalidade de oferecer uma oportunidade aos alunos do ensino médio de revisarem ou aprofundarem conhecimentos matemáticos que deveriam
ter sido bem apreendidos em uma etapa anterior de escolaridade, mas que, por diversas razões, não foram. A estratégia didática é escolhida de modo a não comprometer
a dinâmica de desenvolvimento dos conteúdos estabelecida pela coordenação pedagógica das escolas, levando em consideração as características da atual geração, denominada de nascidos digitais, e as demandas, decorrentes das políticas de avaliação externa, que hoje
pairam sobre os professores e as escolas da educação básica.
O trabalho é composto por quatro partes: odesenvolvimento da fundamentação
teórica, que justifica a estratégia didática escolhida; a programação de uma página eletrônica, que atenda às particularidades do programa de aprendizagem proposto; a ilustração do método, após escolha de um tema da educação básica no qual os alunos demonstram dficuldade de aprendizado; e análises qualitativa e quantitativa da eficácia do programa de aprendizagem.
Inicia-se o estudo com uma síntese das classficações das diferentes linhas, tendências ou abordagens pedagógicas no ensino brasileiro, segundo Bordenave, Libâneo, Saviani e Mizukami, seguida de uma síntese das características e do processo de elaboração de uma Instrução Programada, método escolhido para o desenvolvimento da parte teórica dos conteúdos didáticos.
O programa de aprendizagem apresenta, segundo a classificação de Misukami, características das abordagens comportamentalista, cognitivista e sociocultural, por ter sido estruturado segundo uma mescla de métodos didáticos tradicionais e modernos. Para o desenvolvimento da parte conceitual dos temas, ou seja, para a estruturação da linguagem do conteúdo, utiliza-se a Instrução Programada, um método com características procedimentais
que prioriza o ritmo individualizado de aprendizagem. Porém, para a construção e solidficação do conhecimento, objetivando o desenvolvimento da autonomia intelectual
do aluno, utilizou-se a interdisciplinaridade, a contextualização, bem como curiosidades históricas, que estimulem o pensar, as inferências e as tomadas de decisão do estudante.
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