Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA PAULA CABRAL COUTO PEREIRA
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
O ensino de frações na Escola Básica: o currículo “Common Core” nos EUA, Hung-Hsi Wu e uma análise comparativa em dois livros didáticos do PNLD
Resumo
Dentre os conteúdos de Matemática ministrados em nossas salas de aula da Escola Básica, certamente o conceito de fração é um dos que os alunos mais apresentam dificuldades. Enquanto que existe muita literatura abordando esta problemática, poucas referências tratam a questão curricular em um arco completo (isto é, elencando o que e com qual enfoque ensinar frações do início ao fim) e com profundidade (isto é, estabelecendo de forma integrada objetivos, competências, habilidades, exemplos do que deve ser trabalhado e explicando o porquê de se trabalhar da maneira sugerida). Nesse contexto, dois trabalhos merecem destaque: as orientações curriculares do Common
Core nos EUA elaboradas em 2010 e um longo relatório técnico redigido em 2012 pelo matemático Hung-Hsi Wu examinando minuciosamente a estrutura curricular proposta para o ensino de frações pelo Common Core. Nesta linha, nosso trabalho consiste de três partes: (1) uma tradução para o Português das orientações curriculares do Common Core no que se refere ao ensino de frações; (2) uma elaboração de um resumo sistemático do relatório técnico feito por Wu e, a partir destes afazeres, (3) uma análise comparativa do que é exposto no Common Core e
em Wu com o que é praticado em duas coleções de livros didáticos do PNLD. Em tempos de discussão e formulação acerca de um novo currículo de Matemática a ser implementado no Brasil, esperamos que o presente trabalho possa consolidar-se como uma contribuição a enriquecer tal discussão. Esperamos também que o trabalho sirva como fonte para professores, futuros professores e pesquisadores interessados no ensino de frações na Escola Básica.
[Download TCC]