Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MANOEL PEREIRA DA SILVA FILHO
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E PROFICIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EQUAÇÕES LITERAIS DE 1° GRAU: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O MODELO DE RASCH DICOTÔMICO
Resumo
Equações Literais são expressões matemáticas que possuem, além da variável em questão, coeficientes representados de forma genérica por letras. Essas equações são de grande
importância, uma vez que o professor pode usá-las para discutir e modelar fenômenos e situações em diversas áreas do conhecimento, através das relações entre as quantidades
envolvidas, tornando o ensino de matemática mais significativo. Neste trabalho, analisou-se a
relação entre formação inicial e proficiência de professores de matemática em Equações literais do 1º Grau via modelo de Rasch dicotômico. Esse modelo considera que a probabilidade de um indivíduo responder satisfatoriamente a um item de um questionário é função tanto da sua habilidade quanto da dificuldade deste item. Como instrumento de avaliação, os entrevistados responderam a itens de um questionário que discutia a formação acadêmica, o conhecimento técnico e a prática docente desse conteúdo. As respostas a este
questionário foram analisadas antes e depois da disponibilização de um manual didático aos participantes da pesquisa, produzido para sanar possíveis dificuldades com o tema. Os resultados iniciais se mostraram bastante preocupantes uma vez que para cerca de 90% dos entrevistados, o modelo retornou que a habilidade desses profissionais foi estimada como sendo menor que a dificuldade dos itens propostos no questionário. Os resultados indicam que os professores não responderam positivamente às questões que tratavam da prática docente e do conhecimento do conteúdo. Por outro lado, verificou-se que uma ação simples de capacitação e formação continuada, como foi o caso da aplicação do manual didático, aumentou significativamente o nível de roficiência dos professores nos quesitos avaliados inicialmente.
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