MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCELO MELO FERNANDES

UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC - Santo André - SP

Dissertação

Título
UTILIZANDO TÉCNICAS DE CONTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Contar elementos pode ser uma das mais antigas atividades que o ser humano tem registro. O desenvolvimento desse assunto deu origem à análise combinatória que estuda técnicas de contagem sem a necessidade de contar os elementos um a um. O objetivo deste trabalho é desenvolver algumas técnicas de contagem durante o Ensino Fundamental, para que o aluno se aproprie delas, mesmo que intuitivamente, e diminua as dificuldades na formalização do conteúdo que ocorre apenas no Ensino Médio. Abordado pela maioria dos livros didáticos em pilares, como arranjos, permutações e combinações, muitas vezes induzem os estudantes à memorização de fórmulas, que podem ser objeto de uma simples escolha que julguem ser a mais adequada na resolução de determinado problema.
[Download TCC]