MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCELO SOARES DA SILVA AZEVEDO COSTA

UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ

Dissertação

Título
"Uma abordagem prática para o ensino da Matemática"
Resumo
O ensino da Matemática corre o risco de se tornar mecânico, com a apresentação sucinta de conteúdos, em muitos casos, concentrados em poucas fórmulas seguidas de exemplos e exercícios repetitivos. A prática de apresentação de resultados e muitos exercícios repetitivos pode ter algum valor em certos momentos e, por razão de calendários escolares apertados, isso tem ocorrido com mais frequência do que seria desejável. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância de uma prática que se distancie deste modelo, oferecendo oportunidade aos estudantes de participarem da construção dos conhecimentos. Para isso, nos baseamos em uma abordagem prática, através da aplicação de oficinas, de forma que os estudantes pudessem iniciar o desenvolvimento do pensamento matemático percebendo a importância do conteúdo matemático estudado no seu dia-a-dia. A proposta foi desenvolvida a partir da aplicação de duas oficinas com uma turma de alunos, dividida em grupos, os quais executaram atividades com coleta de dados, análise de resultados, representações e interpretações desses resultados obtidos. Isso possibilitou que os alunos pudessem agir, refletir e evoluir por conta própria, exercendo assim um papel ativo no processo de ensino aprendizagem da matemática, desenvolvendo competências e habilidades sugeridas pelos PCNS.
[Download TCC]