MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCELO SOARES SALOMÃO

UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG

Dissertação

Título
Estudo e Generalizações do Paradoxo de Monty Hall na Educação Básica
Resumo
Nesse trabalho apresentamos o Paradoxo de Monty Hall e seus aspectos lúdicos como uma oportunidade de cativar o educando para o estudo das probabilidades. Oferecendo assim a oportunidade de trabalhar no universo da educação básica o ensino de probabilidade na sala de aula através de atividades em forma de jogos. Apesar da dificuldade do assunto na Educação Básica, os professores que lerem o trabalho poderão aproveitar algumas dessas ideias e transformá-las em conhecimento aos seus educandos. Primeiramente apresenta- mos um breve resumo teórico sobre probabilidade, um pouco da história do Monty Hall paradox e algumas soluções formais e experimentais. Para as atividades, há simulações do problema com variantes do números de portas proporcionando desenvolver no aluno as habilidades como: experimentação, abstração, modelagem. Com o intuito de fazer uso de recursos computacionais apresentamos uma sugestão de atividade com a utilização de um software de fácil acesso e manuseio. Isso se sustenta, pois com aumento de cursos tecnológicos e a presença maior da informática no cotidiano do educando é imperativo o emprego dessa interdisciplinaridade.
[Download TCC]