Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELO SOARES SALOMÃO
UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG
Dissertação
Título
Estudo e Generalizações do Paradoxo de Monty Hall na Educação Básica
Resumo
Nesse trabalho apresentamos o Paradoxo de Monty Hall e seus aspectos lúdicos como uma
oportunidade de cativar o educando para o estudo das probabilidades. Oferecendo assim
a oportunidade de trabalhar no universo da educação básica o ensino de probabilidade na
sala de aula através de atividades em forma de jogos. Apesar da dificuldade do assunto na
Educação Básica, os professores que lerem o trabalho poderão aproveitar algumas dessas
ideias e transformá-las em conhecimento aos seus educandos. Primeiramente apresenta-
mos um breve resumo teórico sobre probabilidade, um pouco da história do Monty Hall
paradox e algumas soluções formais e experimentais. Para as atividades, há simulações
do problema com variantes do números de portas proporcionando desenvolver no aluno
as habilidades como: experimentação, abstração, modelagem. Com o intuito de fazer uso
de recursos computacionais apresentamos uma sugestão de atividade com a utilização de
um software de fácil acesso e manuseio. Isso se sustenta, pois com aumento de cursos
tecnológicos e a presença maior da informática no cotidiano do educando é imperativo o
emprego dessa interdisciplinaridade.
[Download TCC]