Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCIO DO SOCORRO COSTA FERREIRA
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
Uma Abordagem Didática Para O Ensino De Máximo Ou Mínimo Na Função Quadrática
Resumo
No 1º ano do ensino médio é estudada a função quadrática. Neste trabalho damos atenção à evolução do pensamento científico passando pelos povos antigos, como por exemplo, os babilônios, egípcios, indianos e os gregos. Ainda na evolução do pensamento matemático destacamos as contribuições de Pitágoras, Galileu, Arquimedes, Euclides, Nicolau Copérnico, Kepler, Descartes e Viète, até a forma como conhecemos hoje a representação desta função. Também fazemos uma abordagem histórica de como vários povos resolviam uma equação quadrática e chegamos ao ponto central deste texto que é a abordagem do estudo do ponto máximo ou mínimo da função quadrática. Nesse caso usamos as coordenadas do vértice da parábola para resolver vários problemas que foram abordados em processos seletivos de algumas universidades.
[Download TCC]