MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCO ANTONIO FERREIRA AGOSTINHO

IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS NAS PROVAS DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho teve como principal objetivo a análise de questões contextualizadas nos diversos concursos realizados no país. Entretanto não poderíamos deixar de repudiar a forte pressão exercida nos dias de hoje por diferentes instituições educacionais sobre os professores para que contextualizem a qualquer preço e a consequente reação dos docentes contra esse modismo. Enfatizamos também que nada temos contra a boa contextualização, desde que atual, cidadã e inserida na realidade. Neste trabalho procuramos fazer uma diagnose detalhada sobre os mais diferentes tipos de questões contextualizadas , bem como sobre o grave problema do surgimento de questões mediante pressões exercidas por pedagogos e donos de escolas, muitas vezes, pessoas leigas em Matemática. Esse trabalho mostra também a necessidade da junção das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, fato de suma importância, pois indica que as dificuldades de alguns alunos com a interpretação daquilo que leem se refletem diretamente sobre a aprendizagem em Matemática. Denunciamos a existência da chamada “pretextualização”, neologismo que serve para rotular questões jocosas e insensatasque vêm a ser o simples ato de criar contextos para questões técnicas. Apontamos acertos, erros, imprecisões, omissões e excessos cometidos em tais atividades e propusemos sugestões para a melhoria e correção de alguns textos. Outro objetivo do nosso trabalho foi entender como os elaboradores das provas dos diferentes concursos de nível fundamental e médio (Prominp,Faetec, Prova Brasil, Enem,etc.) manipulam e tratam as questões apresentadas. Queremos finalmente alertar que a contextualização não está só na forma de avaliar, mas também na forma de ensinar e apresentamos sugestões a respeito.
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