MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCO ANTONIO SINHORELLI EIRAS

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
UMA VISÃO ANTECIPADA DO ESPAÇO TRIDIMENSIONAL NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho visa contribuir para que conhecimentos relativos a visão espacial do aluno sejam desenvolvidos. No primeiro ano do 2º segmento do ensino fundamental, o aluno é apresentado a alguns sólidos geométricos e nos anos seguintes, esta noção de três dimensões é quase posta de lado, dando-se maior importância ao conteúdo algébrico matemático. Neste trabalho são propostas atividades que visam não só diagnosticar com que saber matemático um aluno inicia o Ensino Médio, mas também exercícios que proporcionem um avanço neste conhecimento do espaço tridimensional. Estes exercícios proporcionam ao aluno: noção de localização plana e espacial, lateralidade, simetria, aprendizagem do conceito de superfícies de revolução, quando este aluno treina sua visão espacial ao girar elementos matemáticos que, a partir do plano, produzem figuras tridimensionais. Tal bateria de exercícios diagnósticos foi aplicada a um grupo de alunos de ensino médio noturno regular de uma escola pública, bem como a uma aluna bem singular de 9º ano de escolaridade, que já apresenta conhecimentos matemáticos avançados e cujo interesse por esta disciplina é tão motivador para todos nós docentes.Os resultados analisados confirmam que existe realmente uma grande lacuna a ser preenchida e que, este trabalho, pode vir a contribuir não só para um ajuste, mas também para acrescentar esta noção espacial necessária ao ambiente matemático e ao cotidiano do aluno.
[Download TCC]