Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCO ANTONIO SINHORELLI EIRAS
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
UMA VISÃO ANTECIPADA DO ESPAÇO TRIDIMENSIONAL NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho visa contribuir para que conhecimentos relativos a visão espacial do aluno
sejam desenvolvidos. No primeiro ano do 2º segmento do ensino fundamental, o aluno é
apresentado a alguns sólidos geométricos e nos anos seguintes, esta noção de três dimensões
é quase posta de lado, dando-se maior importância ao conteúdo algébrico matemático.
Neste trabalho são propostas atividades que visam não só diagnosticar com que saber matemático
um aluno inicia o Ensino Médio, mas também exercícios que proporcionem um
avanço neste conhecimento do espaço tridimensional. Estes exercícios proporcionam ao
aluno: noção de localização plana e espacial, lateralidade, simetria, aprendizagem do conceito
de superfícies de revolução, quando este aluno treina sua visão espacial ao girar
elementos matemáticos que, a partir do plano, produzem figuras tridimensionais. Tal bateria
de exercícios diagnósticos foi aplicada a um grupo de alunos de ensino médio noturno
regular de uma escola pública, bem como a uma aluna bem singular de 9º ano de escolaridade,
que já apresenta conhecimentos matemáticos avançados e cujo interesse por esta
disciplina é tão motivador para todos nós docentes.Os resultados analisados confirmam
que existe realmente uma grande lacuna a ser preenchida e que, este trabalho, pode vir
a contribuir não só para um ajuste, mas também para acrescentar esta noção espacial
necessária ao ambiente matemático e ao cotidiano do aluno.
[Download TCC]