MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCONDES SABÓIA SILVA

UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF

Dissertação

Título
A Influência do Origami no Processo de Ensino-Aprendizagem da Geometria do 9º Ano - Ensino Fundamental
Resumo
O objetivo principal desse trabalho é analisar o quanto a técnica do Origami influencia no processo ensino-aprendizagem da Geometria Euclidiana no Ensino Fundamental, em particular no 9º ano. Para isso foram elaborados um questionário para professores e uma avaliação diagnóstica para os alunos do 9º ano com conceitos básicos de Geometria, referentes a séries anteriores. Foi feita uma experiência em sala de aula na qual cinco turmas do 9º ano foram divididas em dois grupos. Um dos grupos estudou Geometria com auxílio do Origami e o outro teve o mesmo conteúdo, mas de forma tradicional. Depois houve uma análise e uma comparição de resultados entre os dois grupos.
[Download TCC]