MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCOS TAKASHI AOKI

UEM - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR

Dissertação

Título
Uso do Visual Class no desenvolvimento das aulas de matemática no Ensino Médio.
Resumo
É sabido que cada aluno responde diferentemente a uma mesma prática de ensino, devido às várias habilidades que cada um deles possui aos níveis de motivação individuais e do grupo, bem como, de suas experiências pessoais positivas ou negativas naquele campo de estudo. O uso do computador em sala de aula veio mostrar àquele aluno acostumado a uma vivência cotidiana entre vídeo games, câmeras digitais, computadores, scanners, impressoras coloridas, softwares e internet, que a escola é o espaço onde tais instrumentos, de diversão ou de trabalho, tornam-se ferramentas úteis ao ensino. Neste sentido, o Projeto “Uso do Visual Class no desenvolvimento de aulas de Matemática no Ensino Médio” refere-se ao uso do software de autoria Visual Class na elaboração de aulas, com a apresentação dos conteúdos a serem abordados, de forma lúdica e interativa, possibilitando aos educandos a resolução das atividades propostas, retomando o conteúdo, sempre que necessário. O presente projeto foi elaborado, após a verificação da necessidade de ter uma nova alternativa para o ensino de determinados conteúdos matemáticos, na qual, o aluno apresente dificuldade em aplicar conhecimentos matemáticos na resolução de problemas no cotidiano. A utilização do software para o desenvolvimento do projeto se dá em decorrência da possibilidade da utilização de dinâmicas de explorar os conteúdos de Trigonometria no Triangulo Retângulo, proporcionando um aprendizado lúdico e interativo.
[Download TCC]