Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDERSON RANGEL BATISTA SIQUEIRA
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente trabalho visa propor e, de alguma forma, contribuir para o aprimoramento
do ensino da Trigonometria no ensino fundamental, segundo uma pesquisa realizada
com alguns professores que atuam no 9° ano do ensino básico de escolas públicas e
particulares do estado de Alagoas. Diante disso, foi elaborada uma sequência de aulas
para esses alunos divididas em quatro partes. O tema foi escolhido e desenvolvido com
a intenção de diminuir a grande dificuldade encontrada pelos alunos para a compreensão do conteúdo e possibilitar uma melhor aplicabilidade nos problemas, sobretudo
por entendermos que a compreensão de alguns conceitos, pode capacitar o estudante
a realizar operações aritméticas, algébricas e geométricas à medida que são apresentados. Propomos o ensino da Trigonometria através da resolução de problemas, em
especial a construção de um desenho que facilite a visualização e a interpretação da
questão chegando até sua solução, pois dessa forma, entendemos que os alunos possam desenvolver suas próprias técnicas de resolução.
[Download TCC]