MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARIA ALDETE DE SOUZA

UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA

Dissertação

Título
Introducao ao Estudo de Funcao para Alunos com Deficiencia Visual com o Auxilio do Multiplano
Resumo
A Educação Especial deve oferecer o Atendimento Educacional Especializado aos alunos com de ciência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Dentre os alunos com de ciência, encontram-se os alunos com de ciência visual. O objetivo desta dissertac~ao e propiciar oportunidades iguais de aprendizagem, em espec co aos que possuem de ciência visual, muitas vezes, deixados a margem do sistema de ensino. Assim, enfatizam-se os recursos pedagogicos aplicados a essa de ciência, frente as exigências das polticas educacionais, contemplando a diversidade no contexto da Educac~ao Inclusiva e tambem contextualiza essa modalidade de atendimento na cidade de Santarem. O referencial teórico baseia-se em trabalhos desenvolvidos pelo psicologo russo Lev Vigotski e em algumas dissertac~oes, dentre elas a de Ferronato e de Oliveira. Culminando com uma sequência Didatica que foi aplicada em duas turmas do 1o EJA médio de duas escolas da Rede Estadual de ensino, entretanto a analise dos resultados restringiu-se aos casos de alunos com de ciência visual. A sequência proposta foi motivada a partir das atividades da dissertac~ao de Oliveira. Tal sequência diferencia-se dos modelos de ensino, propostos nas escolas da rede estadual em Santarém, para introduzir o conceito de função, nos quais os professores levavam gra cos prontos sem que o aluno com de ciência visual, muitas vezes, n~ao soubesse o real signifi cado daquelas marcas. O instrumento Multiplano desenvolvido por Rubens Ferronato representa uma possibilidade para as difi culdades dessa clientela no que tange ao ensino da matematica, propiciando uma oportunidade concreta de visualizac~ao, ainda que tatil, fator importante para as abstrações.
[Download TCC]