Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARISA REZENDE SIMÃO
UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG
Dissertação
Título
Números Complexos: Um estudo acerca dos conhecimentos prévios e das noções de aplicabilidade na perspectiva dos alunos do 3º ano do Ensino Médio
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi estudar como os alunos da última série do Ensino
Médio têm compreensão sobre os Números Complexos antes e depois da formalização dos
conceitos referentes ao assunto. Mais precisamente, propõe-se uma forma de conduzir
algumas aulas de modo que os alunos tenham maior interesse pelo assunto e apresentam-se
sugestões que venham ajudar nos processos de ensino e de aprendizagem desse conteúdo.
Com isso, buscou-se compreender como os alunos dão sentido aos Números Complexos
antes da formalização dos conceitos referentes a esse assunto. Procurou-se, também,
saber como os alunos se apropriam dos conceitos já formalizados relativos aos Números
Complexos pesquisando e identificando motivações e desmotivações vivenciadas nesse
processo. Fundamentou-se a pesquisa na apresentação de parte da história referente à
consolidação do conjunto dos números complexos, na formalização de conceitos desse
assunto, nas orientações curriculares nacionais e na temática de motivação. Cinquenta e
três alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) compuseram o corpus desta
pesquisa. Para dar subsídio à pesquisa, a estratégia de trabalho seguiu a seguinte rotina:
um questionário foi aplicado logo no início do processo; na sequência, ocorreram as aulas
teóricas com a formalização dos conceitos sempre reforçada com os aspectos históricos. Em
seguida, houve uma apresentação voluntária feita pelos alunos acerca da aplicabilidade dos
Números Complexos; após todo o conteúdo ter sido ministrado, uma prática interdisciplinar
com a física promoveu a contextualização; e, para finalizar, os alunos responderam a um
segundo questionário que permitiu identificar motivações e desmotivações vivenciadas
nesse processo. Durante a pesquisa, contou-se com as observações anotadas em diário
de campo. Para a análise dos dados, foram consideradas as respostas aos questionários.
Algumas dessas deram-se por meio de gráficos que relativizaram as respostas dos alunos,
outras, foram agrupadas por similaridade. A sequência das falas dos alunos relativas às
suas apresentações foi elencada. Concluiu-se que como benefício houve uma mudança na
maneira de pensar daqueles alunos, promovendo uma melhoria nos processos de ensino e
de aprendizagem. Essa prática resultante da motivação do professor que busca alternativas
de ensino se aplica a qualquer disciplina.
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