Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MICHELLE NOBERTA ARAUJO DE OLIVEIRA
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL E DA FUNÇÃO LOGARÍTMICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Neste trabalho realizamos uma análise de como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio motivam o estudo das funções exponenciais e logarítmicas, e das questões
contextualizadas sugeridas como atividades a serem realizadas pelos alunos. São apresentadas as justificativas das fórmulas que fornecem o valor da magnitude de um terremoto na Escala Richter, o pH de substâncias e a medida da intensidade sonora em decibéis. Trazemos também sugestões de questões contextualizadas elaboradas por nós que podem ser utilizadas pelo professor em suas atividades em sala de aula. As análises que realizamos podem servir como instrumento pedagógico, no que diz respeito às boas contextualizações, ou como
suporte para a formação do professor, pois para classificarmos uma contextualização como inadequada, temos que estar embasados no conhecimento matemático e de outras áreas do saber, necessários para que nossa argumentação seja convincente.
[Download TCC]