Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MICK WRADLEY XAVIER SILVA
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
"Ensino Básico de Frações utilizando Origami."
Resumo
Neste trabalho relatamos a nossa experiência depois de aplicar algumas atividades envolvendo origami na tentativa de facilitar o aprendizado do conteúdo de frações nas aulas de matemática. Foram aplicadas cinco atividades com dobraduras onde trabalhamos o conteúdo de frações com enfoque na sua essência, tentando como objetivo principal, despertar o raciocínio e participação dos alunos. Foram trabalhados os seguintes modelos: Modelo do Copo, das Casas Geminadas, da Borboleta, do Porta Moedas e do Barco. O modelo do Copo é o primeiro e mais simples, e foi utilizado basicamente para trabalhar a noção de metade de um inteiro na forma triangular. O modelo das Casas Geminadas nos permite trabalhar com a metade nas formas triangular e retangular, e se trata de um modelo mais elaborado, com dobras um pouco mais complexas. O modelo da Borboleta e o modelo do Porta – Moedas, nos permitem trabalhar frações equivalentes, simplificação de frações e operações de frações com metade, quarta parte, oitava parte, terça parte e sexta parte. Por último, com o modelo do Barco, trabalhamos o conceito de frações decimais e números decimais, fazendo então um teste final para verificar o aprendizado e desenvoltura dos alunos com o conteúdo.
[Download TCC]