Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MIGUEL LUIZ VEIGA DE OLIVEIRA
UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG
Dissertação
Título
Ensino de matemática para surdos e ou cegos
Resumo
O trabalho apresentado pretende contemplar os professores de Educação Básica que
trabalham com alunos que apresentam deficiência auditiva e/ou visual, que por sua vez,
necessitam de visualização para um maior aprendizado. Sabe-se que três padrões determina
o sinal em LIBRAS: a configuração de mão, o ponto de articulação e a orientação do
movimento. Já para o Braile, a visualização se dá pelo tato que possibilita a leitura no
código impresso em alto-relevo. Assim, propõe-se o uso do material dourado, canudos
de plástico, placa de MDF, tira de borracha, esferas de aço, espetos de madeira de
churrasco, garrote e software livre no ensino da matemática para esse público específico,
pois acreditamos na possibilidade de se facilitar o trabalho pedagógico iniciando com as
operações básicas, aprofundando os temas abordados, sempre com o material concreto,
para um melhor entendimento e desenvolvimento do aprendizado do aluno portador
de necessidades especiais no mundo dos números, a fim de eliminar a distância dessa
importante disciplina para esse grupo de pessoas.
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