Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MOACY ARAÚJO DE OLIVEIRA JUNIOR
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
O USO DOS MÉTODOS EGÍPCIO, BABILÔNICO, CHINÊS E RUSSO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS NA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
Este trabalho objetiva oferecer uma proposta de ensino da multiplicação de números naturais, a partir de conceitos estudados através da história da matemática e que foram utilizados por antigas civilizações. Destaca-se, então, a utilização da história da matemática no ensino do processo multiplicativo, o qual pode ser utilizado a partir das séries iniciais da educação básica. Aqui serão mostrados, além de alguns trechos da história do surgimento dos números, os processos de como os chineses multiplicavam utilizando varetas de bambu, os métodos egípcios e dos antigos camponeses russos que utilizavam conceitos de dobro e metade para multiplicar e também o método da gelosia, utilizado pelos indianos. Ao final do trabalho será apresentada a análise dos resultados de uma pesquisa de campo realizada em escolas de educação básica nos municípios de Macapá e Santana, que mostra a eficácia ou ineficácia, através da análise de gráficos de resultados, da proposta de utilização da matemática como metodologia de ensino da multiplicação nas séries iniciais da educação básica.
[Download TCC]