Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NAYRON BRITO ROCHA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA NÃO-EUCLIDIANA UTILIZANDO AMBIENTE DE GEOMETRIA DINÂMICA
Resumo
Este trabalho tem como finalidade auxiliar no processo ensino aprendizagem
de Geometria, em particular de Geometria Não-Euclidiana. Ele apresenta uma
proposta de ensino de Geometria Hiperbólica, utilizando o software de geometria
dinâmica GeoGebra. A proposta apresentada é composta por três partes, sendo a
primeira a apresentação do Modelo do Disco de Poincaré, que foi o modelo escolhido
para se trabalhar a Geometria Hiperbólica. Na segunda parte são apresentadas as
construções geométricas necessárias para criação de ferramentas, no GeoGebra, que
compõem o “Menu Hiperbólico”. A terceira e última parte é composta por 5 (cinco)
atividades de familiarização com o Modelo do Disco de Poincaré, que devem ser
desenvolvidas utilizando-se o “Menu Hiperbólico” criado no GeoGebra.
[Download TCC]