Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ADILSON PEDRO ROVERAN
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP
Dissertação
Título
ATIVIDADES PARA A SALA DE AULA USANDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO A HISTÓRIA MATEMÁTICA. DAS QUADRATURAS AO NÚMERO PI. MATEMÁTICA NA ANTIGA GRÉCIA.
Resumo
Este estudo tem por objetivo construir um caminho, norteado pelo pensamento
geométrico grego, partindo da ideia de equivalência de guras planas até chegar a
estimativas do número
? ,
conquista de Arquimedes, passando pelas quadraturas de
guras planas e pela busca da quadratura do círculo. Uma conquista importante, a
quadratura das lúnulas de Hipócrates de Chios ao lado do cálculo da área do círculo,
pelo método de Arquimedes servem de incentivo ao uso da História da Matemática no
Ensino de Matemática, que é o tema central dessa pesquisa. As atividades propostas
no terceiro capítulo pretendem refazer um caminho, por construções geométricas e
raciocínio algébrico dessa busca, desde as quadraturas de polígonos, até a estimativa
do valor do número
? , para a sala de aula.
[Download TCC]