MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ADILSON PEDRO ROVERAN

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP

Dissertação

Título
ATIVIDADES PARA A SALA DE AULA USANDO COMO RECURSO PEDAGÓGICO A HISTÓRIA MATEMÁTICA. DAS QUADRATURAS AO NÚMERO PI. MATEMÁTICA NA ANTIGA GRÉCIA.
Resumo
Este estudo tem por objetivo construir um caminho, norteado pelo pensamento geométrico grego, partindo da ideia de equivalência de guras planas até chegar a estimativas do número ? , conquista de Arquimedes, passando pelas quadraturas de guras planas e pela busca da quadratura do círculo. Uma conquista importante, a quadratura das lúnulas de Hipócrates de Chios ao lado do cálculo da área do círculo, pelo método de Arquimedes servem de incentivo ao uso da História da Matemática no Ensino de Matemática, que é o tema central dessa pesquisa. As atividades propostas no terceiro capítulo pretendem refazer um caminho, por construções geométricas e raciocínio algébrico dessa busca, desde as quadraturas de polígonos, até a estimativa do valor do número ? , para a sala de aula.
[Download TCC]