Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PATRICIA R G M VIOL MARTINS
UEM - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR
Dissertação
Título
Matemática sem Números: uma proposta de atividades para o estudo da Lógica
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Lógica para o primeiro ano do ensino
médio. Considerando as diversidades dos alunos, este trabalho foi elaborado por meio de uma
sequência de atividades que buscam suprir as deficiências de interpretação, argumentação e
raciocínio lógico provenientes de uma falsa ideia de que a Matemática só trabalha com números
e contas. A proposta das atividades é tornar a aprendizagem mais significativa e ampla para
alunos, na qual o papel do professor é o de mediador e o do aluno de construtor do
conhecimento. Os alunos são convidados a agir, buscar e expressar suas opiniões dando sentido
a sua aprendizagem e aos professores é sugerido uma reflexão sobre a sua vivência em sala de
aula, incentivando e estimulando a busca por atividades diversificadas. Concluímos o trabalho
apresentando quais as habilidades e competências que serão desenvolvidas e como elas poderão
auxiliar no desenvolvimento de novos conteúdos matemáticos.
[Download TCC]