MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULO HENRIQUE CORREIA ARAUJO DA CRUZ

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP

Dissertação

Título
Funções no 1o Ano do Ensino Médio
Resumo
Tornar o ensino dos conteúdos de matemática significativo para os alunos do Ensino Médio é um dos desafios que os atuais professores brasileiros tem enfrentado durante suas aulas. Diante disso, considerando que a matemática é uma ciência de observação e abstração e que as funções reais fazem parte do currículo de matemática do 1o ano do Ensino Médio, propomos como metodologia de ensino a abordagem das principais funções reais – afim, quadrática, exponencial, logarítmica – e suas respectivas representações gráficas a partir de situações-problema do cotidiano. Posteriormente a identificação de qual expressão se adequa à situação, discutimos as principais caracterís- ticas dessa função e como elas se relacionam com o cotidiano descrito. Além disso, apresentamos alguns exercícios inéditos e de processos de seleção universitária, que tanto exemplificam qual tipo de questão pode ser usada como avaliação, como demonstram o alinhamento deste método com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal avaliação do governo federal deste segmento da educação básica. Por fim, discutimos uma importante função real presente nas ciências biológi- cas, a equação logística. Após relembrar historicamente como ocorreu sua conceituação aplicamos a metodologia proposta apresentando a expressão a partir de situações-problema. Feito isto, ana- lisamos as possíveis variações gráficas e o que cada um significa do ponto de vista prático.
[Download TCC]