Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO ROBERTO DE SOUZA
UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC
Dissertação
Título
Avaliação Educacional Utilizando a Teoria de Resposta ao Item-TRI
Resumo
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) tem sido cada vez mais utilizada para estimar de forma segura as habilidades dos indivíduos em alguma área, a partir das características dos itens que formam a avaliação. Sua aplicação mais comum são as avaliações externas em larga escala, como o Enem, o Saresp e a Prova Brasil, no intuito de classificar os respondentes ou as instituições de ensino, para as mais diversas finalidades. Este trabalho propõe o estudo desse modelo e de suas características, a partir dos referenciais teóricos, além da aplicação de um pré-teste, com a intenção de se estimar os parâmetros desses itens (característica de cada item) através de recursos computacionais, verificando quais seriam os melhores itens para a elaboração de uma avaliação escolar. Além da elaboração de um modelo de avaliação, o trabalho propõe também a discussão sobre a adoção desse modelo nas escolas, visando determinar com maior segurança, os conhecimentos adquiridos (ou desenvolvidos) pelos alunos. A partir da estimação dos parâmetros dos itens foi possível a estimação das habilidades dos respondentes e inclusive, converter esse valor para uma nota, dentro de uma escala desejada (escala do Enem) a fim de mostrar as possibilidades que se podem ter dentro da escola. Ao final da pesquisa, verificou-se que a criação de modelos de avaliação usando a TRI no ambiente escolar é viável, a partir de uma organização prévia que considere todas as etapas necessárias para o seu desenvolvimento (elaboração, calibração, aplicação e estimação de habilidades). Essa atitude pode gerar muitos benefícios ao processo ensino-aprendizagem, uma vez que as habilidades dos alunos podem ser estimadas com mais segurança, a partir de um método que leva em consideração muito mais que o total de acertos no final de uma avaliação.
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