Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PEDRO AUGUSTO LOPES ROSA
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
O ENSINO DE PORCENTAGEM A PARTIR DA OPINIÃO DOCENTE
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de porcentagem que teve por objetivo observar, sob a ótica docente, as virtudes e dificuldades que os alunos encontram ao estudar porcentagem, e, através de estudos realizados previamente sobre este tema, fazer comparações e observar o comportamento dos professores da rede pública do Estado do Pará. A produção das informações ocorreu por meio da aplicação de um formulário aplicado em 82 professores, que responderam a 19 perguntas, semiabertas e fechadas, no período entre 05 de Abril a 05 de Novembro de 2014. As tabelas e gráficos apresentados aqui tentam demonstrar que há necessidade de uma discussão sobre novos métodos de ensino de porcentagem, utilizando recursos que vão além do que os livros didáticos ensinam, e também, demanda a renovação na forma de abordagem nas aulas. A análise dos resultados indica que os professores devem estar dispostos a aprender novas técnicas de ensino/aprendizagem e se prontificar a criar também novas tecnologias, realizando assim um processo de ensino/aprendizagem mais eficaz para os alunos, cujo objetivo é a utilização da porcentagem em situações cotidianas.
[Download TCC]