Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PEDRO JOSÉ ALVINO PEREIRA DOS SANTOS
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
Fatoração no Ensino Médio
Resumo
Alguns dos problemas mais interessantes e atrativos da Matematica do Ensino Médio remetem o estudante direta ou indiretamente ao tema da fatorac~ao. Ocorre, no entanto, que
as técnicas de fatoração disponíveis no Ensino Médio quase que invariavelmente são reduzidas a um único algoritmo, com { no máximo { uma ou outra variação supercial. Tal algoritmo
{ em tempo: testar sistematicamente as possíveis divisibilidades do número em questão pelos números primos menores que sua raiz quadrada; embora de fácil explicacão, torna-se lento e enfadonho para números gerais com mais de três dígitos, e quase inútil para valores muito maiores.
Nesse trabalho, buscaremos investigar o problema da fatorac~ao através do Crivo de Erathostenes e apresentaremos uma abordagem matricial para o mesmo. Com isso, sem nos
afastarmos dos conceitos nem do nível do Ensino Médio, mostramos uma abordagem alternativa e algoritmicamente mais simples e eciente para o problema da fatoração.
[Download TCC]