Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAFAEL NOGUEIRA LUZ
IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
AVALIAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA GEOMETRIA
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que retrata um estudo de caso com base nos questionários aplicados aos participantes e nos registros diários das experiências vividas e que objetivou na avaliação de diferentes metodologias aplicadas ao ensino da geometria: o ensinar geometria através da resolução de problemas, pesquisado por mim e o modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico pesquisado pelo meu colega Julio Silva de Pontes. Este estudo foi realizado nas duas primeiras semanas de novembro de 2013 em duas turmas do 9º ano escolar de uma mesma escola do município de Angra dos Reis a fim de desenvolver duas abordagens distintas, metodologias diferentes para ensinar geometria. A coleta de informações mostrou aspectos positivos e negativos na utilização da metodologia do ensino de geometria através da resolução de problemas e aponta sugestões para que outros professores possam utilizar esta metodologia. Como suportes teóricos desta pesquisa foram considerados as determinações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do ensino Fundamental na exploração do espaço e forma, alguns fundamentos das ideias do livro Perspectives on the Teaching of Geometry for the 21st Century e trabalhos de expoentes que trabalham com a resolução de problemas.
[Download TCC]