MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RAMINA SAMOA SILVA CAMARGO

UFAM - Universidade Federal do Amazonas - Manaus - AM

Dissertação

Título
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO LINEAR NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A RESOLUÇÃO GRÁFICA
Resumo
A ideia deste trabalho foi de aplicar o conteúdo Programação Linear no Ensino Médio de forma contextualizada e com a utilização dos sotwares Geogebra e o Excel. Neste trabalho abordamos a metodologia da resolução de problemas, partindo de situações que envolvam a otimização através da programação linear. O experimento tem por objetivo principal descrever a abordagem utilizada na implementação realizada a partir desses problemas. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Parintins - IFAM, e a outra com alunos também do terceiro ano do Ensino Médio, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica - FUCAPI, em Manaus, verificando assim as reais dificuldades dos alunos sobre os temas abordados. Dos problemas de otimização, em que inúmeras soluções são possíveis, despertaram o interesse e contribuíram para uma participação mais ativa nas aulas de matemática. A partir da discussão desses problemas e das soluções apresentadas pelos alunos, com a utilização do software Geogebra e do programa Solver do Excel foram sistematizadas abordagens da programação linear, tais como a solução gráfica e o método simplex. Essa experiência mostrou que houve maior dedicação às atividades de aprendizagem, nas quais os discentes puderam identificar e observar a aplicabilidade da Programação Linear com duas variáveis. Utilizando o método gráfico com o Geogebra verificou-se a aplicação do Teorema Fundamental da Programação Linear e melhor aprendizagem dos discentes no ensino médio.
[Download TCC]