MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RAMIRO RODRIGUES BARBOSA

UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA

Dissertação

Título
UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DO MDC NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo oferecer à comunidade da educação básica uma sequência didática diferenciada para o ensino do m.d.c (máximo divisor comum) e do m.m.c (mínimo múltiplo comum) apresentando uma metodologia objetiva mesclando as teorias usadas no ensino fundamental e as aplicadas nas teorias dos números, como Crivo De Eratóstenes (Eratóstenes, matemático grego 276 a.C – 194 a.C), Contagem de divisores naturais de um número natural, e intercalando aos conteúdos um pouco de Historia da Matemática, números perfeitos e números amigos, utilizando-se dessas poderosa ferramentas para realizar um estudo das propriedades dos números primos, das propriedades da fatoração numérica e com isso possibilitar aos professores da educação básica mais uma opção de material didático para um futuro plano de ensino ou plano de aula nos referidos assuntos.
[Download TCC]