MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RAQUEL PEREIRA DO NASCIMENTO

UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Barra do Garças - MT

Dissertação

Título
Construção de aprendizagem: aplicação da geometria descritiva espacial e desenho técnico básico como ferramenta de ensino
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em seus conteúdos curriculares. Deste modo foi feito um estudo bibliográfico do histórico sobre o ensino da Geometria e de suas contribuições para aprendizagem. Neste trabalho relatamos a experiência de aplicação de atividades em três turmas do ensino médio da Escola Estadual Vila Rica. Para tanto os registros realizados, baseados nos estudos teóricos, intencionam trazer uma reflexão aos professores de como a Geometria pode ser utilizada como suporte para o ensino, de tal modo que a visualização espacial seja um instrumento de apoio e sirva de demonstração para os discentes em suas práticas. Com base nessa pesquisa, e visando diminuir as dificuldades relacionadas ao conhecimento espacial, apresentamos uma proposta metodológica dinâmica para aplicação de conteúdos do ensino médio, por meio da Geometria Descritiva em conjunto com o Desenho Técnico. Tal metodologia utiliza o Desenho como ferramenta de ensino e a construção de sólidos como complementação das atividades manipuláveis. Logo propusemos uma sequência de atividades didáticas com níveis crescentes de dificuldade. O desenho de perspectivas e suas projeções possibilitaram aos alunos o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas que envolvam abstração. Esta ferramenta permite, ainda, o uso da intuição o que contribui para despertar o interesse dos discentes em atividades geométricas. A aplicação das representações gráficas permitiu aos indivíduos a auto análise de suas produções, pois ao realizar as atividades os mesmos refletiram sobre suas ações, fato que desperta a criticidade. A busca por inovação estimula os alunos a pesquisarem, consequentemente é dada uma autonomia para o aluno nas tomadas de decisões. Os resultados obtidos foram relevantes para o entendimento das etapas de aprendizado dos indivíduos. De acordo com a análise dos resultados percebemos o quanto metodologias que se distanciam de ensinos mecânicos, contribuem para a aprendizagem dos alunos. Os discentes que participaram das ações apresentaram uma melhora considerável no pensamento e conhecimento espacial, de tal forma que acréscimos dos conceitos estudados durante a participação no projeto contribuíram para o desempenho no momento das aulas.
[Download TCC]