MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROBERTSON DE CARVALHO BORGES

UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC

Dissertação

Título
SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Estudo das Cônicas
Resumo
Este trabalho tem por finalidade discutir como os ambientes informatizados, munidos de softwares de geometria dinâmica, podem contribuir para o ensino-aprendizagem da Matemática de forma significativa. As informações e dados obtidos para fundamentar essa discussão foram produzidos no processo de planejamento e desenvolvimento da disciplina Geometria Analítica, ministrada no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Ocasião em que foi elaborada pelo professor e pelos alunos uma proposta de trabalho cujo objetivo era a utilização de um ambiente informatizado munido de softwares de geometria dinâmica. Nesta proposta de trabalho, cada aluno ficou responsável por apresentar um seminário sobre os conteúdos constantes em uma unidade presente na ementa da disciplina Geometria Analítica, fazendo uso de algum tipo de software. A maioria dos alunos optou pelo uso do GeoGebra por se tratar de um software livre e de grande aplicação à Geometria. Ao final das atividades de sala de aula os alunos responderam a um questionário manifestando suas impressões sobre a aplicação de softwares de Geometria Dinâmica em um ambiente informatizado. Como resultado das discussões, durante o desenvolvimento da disciplina Geometria Analítica e, a partir da análise dos depoimentos dos mestrandos coletados pelos questionários, foi possível apontar, a depender da perspectiva adotada pelo professor, que os softwares de geometria dinâmica podem ser utilizados de forma paralela aos conceitos apresentados em sala de aula, como instrumento motivador na formação de conceitos ou, como instrumento que, auxilia no processo de ensino-aprendizagem da Geometria. Contudo, concluiu-se também que o uso de softwares de geometria dinâmica, sem um planejamento adequado, pode não garantir a formação de conceitos geométricos capazes de conduzir os alunos a uma aprendizagem significativa. Por derradeiro, recomenda-se que os softwares deste tipo façam parte do currículo da formação inicial e continuada do professor de Matemática.
[Download TCC]