Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROBERTSON DE CARVALHO BORGES
UFAC - Universidade Federal do Acre - Rio Branco - AC
Dissertação
Título
SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Estudo das Cônicas
Resumo
Este trabalho tem por finalidade discutir como os ambientes informatizados, munidos
de softwares de geometria dinâmica, podem contribuir para o ensino-aprendizagem
da Matemática de forma significativa. As informações e dados obtidos para
fundamentar essa discussão foram produzidos no processo de planejamento e
desenvolvimento da disciplina Geometria Analítica, ministrada no Mestrado
Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Ocasião em que foi
elaborada pelo professor e pelos alunos uma proposta de trabalho cujo objetivo era
a utilização de um ambiente informatizado munido de softwares de geometria
dinâmica. Nesta proposta de trabalho, cada aluno ficou responsável por apresentar
um seminário sobre os conteúdos constantes em uma unidade presente na ementa
da disciplina Geometria Analítica, fazendo uso de algum tipo de software. A maioria
dos alunos optou pelo uso do GeoGebra por se tratar de um software livre e de
grande aplicação à Geometria. Ao final das atividades de sala de aula os alunos
responderam a um questionário manifestando suas impressões sobre a aplicação de
softwares de Geometria Dinâmica em um ambiente informatizado. Como resultado
das discussões, durante o desenvolvimento da disciplina Geometria Analítica e, a
partir da análise dos depoimentos dos mestrandos coletados pelos questionários, foi
possível apontar, a depender da perspectiva adotada pelo professor, que os
softwares de geometria dinâmica podem ser utilizados de forma paralela aos
conceitos apresentados em sala de aula, como instrumento motivador na formação
de conceitos ou, como instrumento que, auxilia no processo de ensino-aprendizagem da Geometria. Contudo, concluiu-se também que o uso de softwares
de geometria dinâmica, sem um planejamento adequado, pode não garantir a
formação de conceitos geométricos capazes de conduzir os alunos a uma
aprendizagem significativa. Por derradeiro, recomenda-se que os softwares deste
tipo façam parte do currículo da formação inicial e continuada do professor de
Matemática.
[Download TCC]