Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROGÉRIO DA SILVA PAIXÃO
UEM - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR
Dissertação
Título
O ENSINO DE FRACTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho propõe a inclusão do estudo de geometria fractal no ensino fundamental, especialmente por sua possibilidade de tornar a aprendizagem da matemática mais significativa para os alunos. A ideia de estudar fractais e o uso de tecnologia de computador para sua construção baseia-se em: conexões com várias ciências; deficiências da Geometria Euclidiana para o estudo de formas da natureza, desde que é, em geral, apenas apropriada para formas do mundo oriundas do humano, como construções de casas, prédios, pontes, estradas, máquinas etc.; os objetos naturais são com frequência mais complicados e exigem uma geometria mais rica, que os modela com fractais, possibilitando desenvolver projetos educacionais sobre temas transversais voltados para a compreensão de fenômenos que ocorrem nos diversos
ambientes; difusão e acesso aos computadores e às tecnologias da informática nos vários níveis de escolarização; existência do belo nos fractais e possibilidade do despertar e desenvolver o senso estético com o estudo e arte aplicada à construção de fractais, entendendo-se arte como toda ação que envolve simultaneamente emoção, habilidade e criatividade; sensação de surpresa diante da ordem na desordem.
Concluímos então que os fractais são ampliações da aplicação de conceitos matemáticos que podem permitir que os alunos visualizem suas aplicações nas artes,
ou na ciência. Ainda, o uso do computador para a construção de fractais tem sido entendido como uma facilitação do acesso dos alunos à tecnologia e aos programas específicos de conteúdo matemático.
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