Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROSILMAR MENDES SANTIAGO
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
UMA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO LINEAR
Resumo
Este trabalho é fruto de uma longa jornada de observação e prática no ensino básico, visa apresentar
uma proposta de melhoria do processo ensino aprendizagem do Ensino Médio através da
utilização dos problemas de otimização lineares e não lineares e programação linear, apresentando
um breve estudo dos Parâmentros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM [1]),
sua estrutura, e como a partir dos problemas de otimização podemos introduzir os conteúdos
curriculares relacionando-os com aplicações práticas do cotidiano, na indústria, no comércio,
em empresas do setor público ou privado, visando alcançar os objetivos propostos pelo PCNEM.
Veremos neste trabalho que é possível relacionar problemas de otimização a quase todos
os conteúdos do ensino médio, apresentando modelos matemáticos, métodos de resolução e as
ferramentas computacionais utilizadas para resolvê-los. Distribuímos os problemas de otimização
nas três séries do ensino médio, principalmente em funções e geometria, interligando
a matemática com outras áreas do conhecimento. A programação linear por ser uma via que
permite a solução dos problemas de otimização ganha importância, tendo aqui um histórico da
mesma. Segue-se a isso, uma lista de problemas de otimização coletados na internet e deixados
aqui em anexo .
[Download TCC]