MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SANDRA DE AQUINO MAIA DUNCAN

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
Uso de Técnicas de Realidade aumentada no Ensino de Pirâmide
Resumo
A Realidade Aumentada (RA) cresce em número e qualidade em diversas áreas e é uma ferramenta fascinante do mundo da tecnologia, permitindo que sejam geradas imagens tridimensionais no computador misturadas com imagens reais, aumentando as informações do ambiente. Ferramentas que auxiliam a compreensão de conceitos abstratos por meio da visualização podem ser consideradas facilitadoras no aprendizado dos mesmos, bem como proporcionam adaptabilidade e autonomia no conhecimento. Assim, podem tornar o estudo de pirâmides mais atrativo e fácil uma vez que essa ferramenta possibilita uma melhor visualização, já que essa é uma grande dificuldade dos alunos no estudo da Geometria Espacial. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem do estudo de pirâmides no Ensino Médio apresentando uma sequência didática que utiliza a RA. Nesse sentido, foi realizado um teste exploratório com licenciandos em matemática do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, bem como aplicado um questionário para avaliar a proposta dessa sequência didática. Todos os licenciandos avaliaram a proposta como atrativa e dinâmica, destacando a visualização, por meio da RA, como ponto mais relevante.
[Download TCC]