Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SANDRA DE AQUINO MAIA DUNCAN
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
Uso de Técnicas de Realidade aumentada no Ensino de Pirâmide
Resumo
A Realidade Aumentada (RA) cresce em número e qualidade em diversas áreas e é uma
ferramenta fascinante do mundo da tecnologia, permitindo que sejam geradas imagens
tridimensionais no computador misturadas com imagens reais, aumentando as informações
do ambiente. Ferramentas que auxiliam a compreensão de conceitos abstratos por meio da
visualização podem ser consideradas facilitadoras no aprendizado dos mesmos, bem como
proporcionam adaptabilidade e autonomia no conhecimento. Assim, podem tornar o estudo
de pirâmides mais atrativo e fácil uma vez que essa ferramenta possibilita uma melhor
visualização, já que essa é uma grande dificuldade dos alunos no estudo da Geometria
Espacial. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo contribuir para a melhoria do processo
de ensino e aprendizagem do estudo de pirâmides no Ensino Médio apresentando uma
sequência didática que utiliza a RA. Nesse sentido, foi realizado um teste exploratório com
licenciandos em matemática do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, bem
como aplicado um questionário para avaliar a proposta dessa sequência didática. Todos os
licenciandos avaliaram a proposta como atrativa e dinâmica, destacando a visualização, por
meio da RA, como ponto mais relevante.
[Download TCC]