Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDRÉIA ARAÚJO DE FARIAS
UEM - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR
Dissertação
Título
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA ENVOLVENDO A TEORIA DOS GRAFOS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A sociedade contemporânea passa cada vez mais rapidamente por mudanças, muitas vezes recorrentes dos avanços tecnológicos, que causam grande impacto na vida das pessoas, mudando a forma de ver, compreender e agir com a realidade à nossa volta. A escola, como parte integrante desta sociedade, também deve adaptar o currículo e as metodologias de ensino às exigências desta nova realidade. Assim, este trabalho apresenta atividades de matemática, por meio da Modelagem Matemática que permitam a abordagem da Teoria dos Grafos no Ensino Médio, em consonância com os conteúdos já previstos no programa deste nível de Ensino, em especial o conteúdo Matrizes. Tendo em vista que os Grafos têm ganhado destaque justamente pelo potencial de aplicação a problemas típicos da sociedade atual como problemas de transporte, alocação, telecomunicações, entre outros, é importante que os alunos do Ensino Médio, preparando-se para os desafios da vida adulta, tenham contato com este conceito. Além disso, a opção pela Modelagem Matemática como metodologia para a introdução dos grafos, se deu pelo potencial de desenvolver habilidades de coleta, sistematização e análise de dados, investigação e problematização, bem como por permitir a resolução de problemas da realidade em sala de aula. Durante as atividades desenvolvidas também se utilizou recursos tecnológicos (aplicativo desenvolvido pelo IMECC – UNICAMP) com o objetivo de facilitar os cálculos necessários à resolução das atividades.
[Download TCC]