Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SERGIO LUIZ DALTOSO JUNIOR
USP - Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto - SP
Dissertação
Título
"Problemas contra-intuitivos como motivadores para o estudo de conceitos de probabilidade no ensino médio"
Resumo
DALTOSO JUNIOR, S. L.. Problemas contra-intuitivos como motivadores do estudo de
conceitos de probabilidade no ensino médio. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado – Programa
de Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
(ICMC/USP), São Carlos – SP.
Probabilidade é uma das áreas onde mais se encontram aplicações diárias da Matemática em
nossas vidas. Muitas vezes, porém, o ensino de probabilidade no Ensino Médio é desestimulante
para os alunos. Neste trabalho, estudaram-se problemas cujas respostas podem ser contrárias à
intuição para que fosse possível sugerir sua adoção por professores de Matemática do Ensino
Médio como forma de motivar o estudo da Probabilidade em seus alunos. Para compreender
esses problemas, realizou-se uma revisão teórica sobre a Teoria de Probabilidade, através da qual
foi elaborado um texto que aborda tais conceitos em uma linguagem acessível a professores de
Matemática do Ensino Médio. Ao final, são disponibilizadas algumas sugestões e orientações
para a utilização desses problemas em sala de aula, que podem ser adaptadas ao cotidiano e às
turmas de cada professor de Matemática. Espera-se, dessa maneira, que este trabalho sirva como
contribuição à prática desses docentes em sala de aula.
[Download TCC]