Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIA DINAMÁRIA GOMES EVANGELISTA
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
REGRAS MATEMÁTICAS E SUAS JUSTIFICATIVAS: BREVE HISTÓRICO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL E UMA REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO DE DEMONSTRAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Esse trabalho apresenta uma reflexão acerca do ensino da matemática, bem como as
dificuldades inerentes a esse tema que, ao longo da história de nosso país, teve seus momentos
de glória e de esquecimento. Também é discutido o papel das demonstrações nas aulas de
matemática onde autores divergem quanto a ser ou não uma ferramenta didática no ensino
básico. Sempre existiu a preocupação dos professores em tornar a Matemática mais dinâmica
e mais fácil para os alunos. Do Brasil Colônia aos dias atuais o ensino de Matemática sofreu
grandes mudanças. Apesar de sua importância e aplicabilidade houve tempos em que, o
ensino de ciências (incluindo matemática) era reservado aos cursos de nível superior. No
Brasil Colônia predominava a escola dos Jesuítas baseado em um ensino tradicional com
pouco destaque para a matemática. No Brasil Império, foi criado a Constituição de 1824 e
implantadas as primeiras instituições culturais e educacionais do país, caraterizando as
primeiras mudanças educacionais. No Brasil República, aconteceram várias reformas no
sistema educacional, sob fortes influências francesas, onde, pela primeira vez a Matemática
recebeu destaque. Em consequência, houve a democratização da escola, favorecendo crianças
e jovens das classes populares. A década de 50 foi marcada como o período de estudos e
tentativas de implantação do Movimento Matemática Moderna que tinha como características:
precisão na linguagem matemática; prioridade nos aspectos lógicos e estruturais; importância
em demonstrações; desfavorecimento ao ensino de geometria. Esse movimento surgia na
tentativa de solucionar os problemas advindos do ensino tradicional. Há vários fatores que
geram/influenciam as dificuldades no ensino de matemática, tais como: a má formação inicial
dos professores; metodologia tradicional com ênfase no cálculo e memorização de fórmulas;
busca inadequada a novos recursos pedagógicos; descontextualização; o simbolismo próprio
da linguagem matemática, etc. A reintrodução de doses equilibradas de demonstrações no
ensino de Matemática no Brasil é uma prática que incentiva a compreensão, ajuda no
desenvolvimento do raciocínio matemático e da lógica dedutiva. O ensino de matemática
necessita de mudanças de posturas, metodologias, mas sem abandonar as técnicas e
procedimentos operatórios característicos da disciplina. Nesse trabalho, ainda são
apresentadas algumas “regrinhas” com sua contextualização histórica e justificativas a fim de
ajudar o professor a responder questionamentos dos alunos como, “de onde veio isso?” ou
“por que é assim?”.
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