Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TIAGO DE OLIVEIRA DIAS
UFV - Universidade Federal de Viçosa - Viçosa - MG
Dissertação
Título
CALCULO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ATUAL CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO B ÁSICA NO BRASIL
Resumo
Na perspectiva de justificar a presença do Cálculo Diferencial e Integral como tema obrigatório nos currículos de Matemática do Ensino Médio, neste trabalho é realizada uma pesquisa histórica dos currículos de Matemática, assim como das diretrizes do ensino de
Matemática no Ensino Médio no Brasil, buscando entender o processo que culminou na
retirada desse conteúdo dos currículos. Além disso, é apresentado um estudo comparativo
entre currículos de Matemática do Ensino Médio para estudantes da mesma faixa etária
do Brasil e de outros países, a fim de se ter uma indicação sobre qual a tendência atual
do ensino de Cálculo no mundo. Finalmente, é apresentada uma proposta de currículo
de Matemática no Ensino Médio que contemple o ensino de Cálculo e sugestões para a
abordagem desse tema através de sequências didáticas.
[Download TCC]