MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: TIAGO FELIPE DE OLIVEIRA ALVES

UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF

Dissertação

Título
Relação entre a Lateralidade e o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico no Ensino Fundamental
Resumo
Tradicionalmente, o processo de apreensão de conceitos de geometria pelos estudantes durante o ensino fundamental tem sido prejudicado por fatores de natureza diversa, que estão relacionados com a abordagem dessa área nos livros didáticos,com o momento em que ela é explorada no ano escolar e com o processo de desenvolvimento da lateralidade que ocorre ao longo da infância.Considerando esse contexto, buscamos, neste trabalho,compreender a relação entre a lateralidade e o desenvolvimento do pensamento geométrico. Para isso, lançamos mão das teorias do desenvolvimento da inteligência, segundo Piaget, e dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico, segundo Van Hiele. Foram feitas análises de conteúdos nos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN)de Matemática do Ensino Fundamental,no que diz respeito aos objetos de conhecimento de geometria e às habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos. A distribuição dos campos de conhecimento de matemática presentes no Pro grama Nacional do Livro Didático(PNLD)e as matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica(SAEB)também foram analisadas com relação à inserção de expectativas de aprendizagem relacionadas ao tema de interessedo trabalho. Algumasquestões aplicadas na Prova Brasil são exploradas com o intuito de entender a forma com que são avaliadas habilidades esperadas dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de geometria. O estudo levou à conclusão de que habilidades de orientação espacial são fundamentais para a apreensão de conceitos geométricos, além de ter sua origem na formação da lateralidade . Assim,esta constitui um dos primeiros passos para o desen- volvimento do pensamento geométrico.
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