Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ULISSES DOS SANTOS BORGES
UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG
Dissertação
Título
Curso de Logaritmo para o Ensino Médio com proposta de atividades alternativas
Resumo
Neste trabalho pretende-se abordar o ensino de logaritmos e das funções exponenciais
e logarítmicas por meio de modelos matemáticos que os caracterizam. Faremos uso das
progressões aritméticas e geométricas como pontos importantes no entendimento das
funções exponenciais e logarítmicas. E, recomendamos, antes de iniciar o estudo destas
funções, fazer um breve estudo daquelas progressões; visto esta ordem não ser comun no
Ensino Médio. Por meio de situações problemas, onde a função logarítmica e a sua inversa,
a função exponencial, se mostram os modelos matemáticos mais adequados, devido as
suas caracterizações, procuraremos mostrar as principais características, propriedades
e definições dessas duas funções. Estas situações problemas serão dadas em atividades
propostas onde pretendemos mostrar o desenvolvimento dos conceitos e propriedades dos
logaritmos no decorrer do tempo, exemplificar a caracterização da função logarítmica e da
função exponencial e apresentar exemplos de problemas do cotidiano que são modelados
por essas funções. Faremos uso, também, de uma planilha eletrônica, em uma das
atividades propostas, para mostrar propriedades das funções exponenciais e logarítmicas
e a importante constante matemática e, que aparece naturalmente em fenômenos da
Natureza. Veremos que a razão inicial do sucesso dos logaritmos, aumentar o poder de
computação, perdeu este lugar, nos dias de hoje, para os computadores e as máquinas de
calcular. Atualmente, o motivo que fazem com que os logaritmos continuem a merecer
destaque no ensino de Matemática é porque a função logarítmica e a função exponencial
constituem a única maneira de descrever matematicamente uma grandeza cuja taxa de
variação é proporcional à quantidade daquela grandeza presente num dado instante.
[Download TCC]