MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARIBENE CONCEIÇÃO DOS SANTOS CAVALCANTE

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO NÚMERO ÁUREO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS
Resumo
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada sobre “Uma Proposta Pedagógica para o Ensino do Número Áureo na Educação Básica através das Construções Geométricas”, com o objetivo de proporcionar melhoria no ensino da Matemática. Está organizado em três capítulos, tendo como referencial, teóricos da área de Matemática, como: Boyer (2005), Gundlach (1992), Eves (1992), Crespo (1996), Huntley (1985), Livio (2006), Wagner (1998), Valente (2007), Giongo (2001) e outros citados, que deram fundamentação. O primeiro capítulo começa a partir dos aspectos históricos da Razão Áurea, dissertando desde os tempos mais remotos da antiguidade, a Matemática Áurea na Grécia Antiga e no Egito, a origem da proporção na Matemática grega, Leonardo de Fibonacci e a razão áurea, a sequência de Fibonacci e a proporção áurea, os conceitos matemáticos por traz do número de ouro, um pouco sobre razão e proporção, razão de dois números, proporção, a razão áurea através da divisão de segmentos geométricos, o retângulo áureo, a espiral logarítmica, o pentágono, o pentagrama e o triângulo áureo, a incomensurabilidade do pentágono regular, onde encontrar a razão áurea, a proporção áurea na natureza, a música e a secção dourada, o homem de Vitrúvio e o modulor (a razão áurea na arquitetura). O segundo capítulo aborda a história das Construções Geométricas desde a Pré-História e seus percursos por séculos até chegar ao Brasil no final do século XVII, com toda a sua trajetória até aos dias atuais. O terceiro capítulo é dedicado às construções geométricas, ilustrando vários tipos de figuras e como utilizar a régua e o compasso, como ferramentas úteis e de fácil acesso, facilitando o ensino e a aprendizagem dos alunos.
[Download TCC]