MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JODSON NOBRE DA SILVA

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
UMA ABORDAGEM INTUITIVA DO CÁLCULO DIFERENCIAL E SUAS APLICAÇÕES A PARTIR DAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DE 1° E 2° GRAU NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Neste trabalho, apresenta-se o tema de Cálculo Diferencial de Funções Polinomiais de 1º e 2º grau no 1º ano do Ensino Médio apartir de uma abordagem intuitiva. A Fundamentação Teórica tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência a respeito do ensino de Cálculo Diferencial no Ensino Médio: noções de funções polinomiais, limites, taxa de variação da função, infinitésimo e derivada das funções polinomiais de 1º e 2º grau apresentado com coerência e clareza. Nesse intuito, demonstra-se uma maneira mais intuitiva e menos formal, sem usar o rigor de limite de uma função. Apresenta-se uma breve explanação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio orientando a Disciplina de Matemática e como seu conteúdo deve ser ensinado. Na elaboração do trabalho foi feita inicialmente uma pesquisa de cunho bibliográfico a partir de dados analisados em alguns artigos e livros, com o objetivo de conhecer conceitos e definições sobre o Cálculo desde o seu surgimento com Isaac Newton (1666) e Leibniz (1684) chegando às suas aplicações de hoje. Posteriormente, realizou-se um estudo de caráter investigativo para que fosse possível apresentar um relato histórico do Cálculo Diferencial nas escolas do Brasil. Dessa forma, o presente trabalho visa relatar uma experiência docente que buscou uma forma de ensinar o Cálculo Diferencial no ensino médio por meio de uma abordagem intuitiva.
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