Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ERIKA ELANE DA SILVA XAVIER
UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém - PA
Dissertação
Título
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOMETRIA E SEUS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Para compreender e melhorar as possibilidades de ação que possam fortalecer o desenvolvimento do pensamento geométrico na formação do aluno, foi realizado este trabalho, cujo objetivo é aplicar práticas pedagógicas no 6º ano do Ensino Fundamental e verificar seus reflexos na aprendizagem, bem com, observar se práticas pedagógicas baseadas em modelos diferentes produzem conhecimentos, percepções e interesses também diferenciados, neste sentido, foram desenvolvidas práticas pedagógicas baseadas no ensino tradicional e no método de Van Hiele para o ensino-aprendizagem da Geometria. Esses procedimentos foram realizados avaliando o desempenho dessas turmas em um teste para verificação do entendimento do conteúdo, bem como das percepções do autor quanto às experiências vivenciadas em sala de aula durante todo o processo de pesquisa para que se possa obter uma luz acerca de suas práticas pedagógicas, onde o método de Van Hiele mostrou-se mais eficaz.
[Download TCC]