Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GILCLEISON LIMA DE ARAÚJO
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
BRAILLE E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM DESAFIO AOS PROFESSORES
Resumo
Este trabalho teve como objeto de estudo a metodologia no ensino da Matemática para alunos cegos e a inclusão dos mesmos no ensino médio; analisamos também o grau de domínio do código Braille por parte dos professores de Matemática e a importância do uso de material concreto durante a explicação de alguns conteúdos. Fizemos um levantamento sobre a opinião dos professores, aplicando um questionário com perguntas relacionadas à inclusão de alunos cegos em classes regulares do ensino médio e o que pensam em relação à aplicação do material concreto durante as aulas de matemática. Outro ponto importante deste estudo é a sistematização da simbologia Braille na matemática do ensino básico e a organização de atividades do ensino médio para alunos cegos, já propostas em outros trabalhos, sugerindo também algumas outras com o intuito de facilitar o planejamento das aulas do professor, para se sentirem mais motivados em adquirir ainda mais conhecimentos, já que uma grande parte diz não ter tempo para preparar tal material e dizem estar inseguros em relação à inclusão de educandos cegos nas classes regulares.
[Download TCC]