Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEONARDO MOTA DE ANDRADE
UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO
Dissertação
Título
ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO USANDO O SOFTWARE R.
Resumo
Vive-se um momento na educação em que não é mais possível se eximir do uso das tecnologias e suas aplicações em sala de aula. Esta dissertação propõe mostrar que o software R pode ser usado com efetividade como ferramenta auxiliar de ensino de estatística para o ensino médio com uso de oficinas e aulas teóricas no laboratório de informática. A metodologia adotada é a engenharia didática, que se caracteriza como uma sequência de aulas concebidas, organizadas e articuladas no tempo, de forma constante, por um professor para
realizar um projeto de aprendizagem para certa população de alunos. Os participantes realizaram duas avaliações uma a priori e outra a posteriori. Os alunos participaram de cinco oficinas onde aprenderam a utilizar o software R para resolver situações em que envolvia estatística básica. Durante a realização das oficinas os alunos registraram os pontos positivos, pontos negativos e as dificuldades encontradas. Os resultados obtidos mostram que o uso do software R contribuiu para o aprendizado dos alunos, pois a média do teste a priori foi de 52,5 enquanto que a média do teste a posteriori foi de 61,25 numa escala de 0 a 100. A comparação
das médias foi realizada com o Teste t de Student para amostras pareadas e o resultado foi estatisticamente significativo, ou seja, a média do teste a posteriori foi significativamente
maior do que a média do teste a priori. Com os resultados obtidos concluímos que o uso deste software pode contribuir de forma significativa para o ensino e aprendizagem de estatística no
ensino médio.
[Download TCC]