MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ELIHEBERT SARAIVA

UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO

Dissertação

Título
ENSINO DE FUNÇÃO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA APOLÔNIA ROSSI JAVARINI NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE MÉDICI - RO
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo analisar as concepções sobre o ensino de funções através de uma metodologia diferenciada com a utilização de experimentos e relatar a realização de uma sequência didática com os alunos dos últimos anos do ensino fundamental sobre funções afins e quadráticas através de oficinas e aulas práticas. A metodologia usada é a engenharia didática, uma metodologia abordada na didática da matemática, podendo ser definida como uma configuração específica de organizar os procedimentos metodológicos de pesquisas desenvolvidas nos ambientes de ensino, ou mesmo como uma referência para elaboração de uma sequência didática, desenvolvida pelo professor para o ensino de conteúdos de matemática. Durante a pesquisa, o trabalho se propôs demonstrar que a metodologia do uso de experimentos é uma forma viável de ensino de funções, pois é atrativa aos alunos, além disso, promove um aprendizado maximizado dos conceitos, e, ainda cumpre o dever de despertar no estudante o gosto pelo método científico.
[Download TCC]