Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EVANDRO DA SILVA BENTO
UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO
Dissertação
Título
A MÁGICA COMO RECURSO MOTIVADOR NO ENSINO DE ÁLGEBRA
Resumo
Os truques numéricos sempre despertaram curiosidades nas pessoas. A mágica pode ser uma ferramenta importantíssima na prática pedagógica, tanto no próprio processo de aprendizagem de conceitos matemáticos quanto no trabalho multidisciplinar e social. Sendo a álgebra um conteúdo muito abstrato, pretende-se utilizar o elemento lúdico da mágica, como um recurso motivador, que possibilite a abordagem dos conceitos matemáticos com uma aula mais dinâmica, visando uma aprendizagem significativa. Este trabalho propõe apresentar o conteúdo de álgebra com foco no desenvolvimento das generalizações e do transformismo algébrico bem como o aperfeiçoamento da linguagem usual e simbólica, por meio de uma prática com base lúdica, de modo a minimizar as dificuldades encontradas no ensino de Matemática nos dias de hoje. Tem-se como objetivo geral, provocar o interesse dos alunos em aprender Álgebra a partir de truques numéricos e mágica. Trata-se de um estudo qualitativo, que emprega como ferramenta de coleta de dados a partir de um questionamento, realizado anteriormente ao processo de intervenção. Subsequente ao processo citado um novo questionamento foi realizado a fim de validar o processo aplicado. Desta forma, verificou-se a aprendizagem dos conteúdos de álgebra utilizando a mágica como recurso motivador, apresentando como resultado uma aprendizagem prazerosa, que despertou nos alunos o interesse pelo conteúdo estudado e uma maior participação, além de promover uma integração mais agradável entre alunos e professor, protagonistas do processo educativo.
[Download TCC]