Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO OLIVEIRA SIMAO
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
A fixação da Aprendizagem dos Números Inteiros e Suas Operações na Educação Básica
Resumo
O ensino-aprendizagem dos números inteiros é um dos grandes desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental II, a forma como internalizar o conceito de números negativos de formar que o aluno leve este conceito para vida cotidiana ou acadêmica de forma tranquila e sem transtorno nas aplicações envolvendo números inteiros, me levou a várias maneiras de apresentar estes conceitos aos alunos. Neste trabalho, vimos uma dessas formas que trabalhei com turmas do 7º ano do ensino fundamental II, este exemplo utilizei conhecimentos apresentados por outra disciplina, exemplo aqui de conhecimentos retirados dos livros de História, acontecimentos da história apresentados como sendo apenas informativo ou de revisão para que o aluno tenha os primeiros contatos com os conceitos de: números negativos, módulo de um número, adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros. Realizamos também um exemplo de atividade elaborada tomando como partida a vivência do aluno para a fixação e verificação dos conhecimentos adquiridos durante o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos expostos. Vale salientar que não fornecemos uma fórmula, apenas um exemplo de trabalho realizado que esperamos inspirar outros professores a levar as “nossas salas de aula” formas que mostre a linguagem matemática de uma maneira mais próxima do cotidiano de nossos alunos (quando possível), qualquer que seja o conteúdo a ser apresentado.
[Download TCC]