Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GABRIELA NERY PEREIRA
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
PROPOSTA DE OFICINAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA UTILIZANDO TRAÇOS DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO MÉTODO DE ENSINO
Resumo
O presente trabalho aborda a Investigação Matemática como ferramenta didática no ensino da Análise Combinatória no 2º ano do Ensino Médio, tendo como objetivo a proposta de oficinas que possibilitem o desenvolvimento de ideias e exploração de estratégias variadas em situações de contagem. Para alcançar esse objetivo optamos por apresentar um exemplo de uma situação, no qual ficam claros os
passos que a investigação em matemática proporciona. Em seguida, fizemos uma revisão teórica sobre a Investigação Matemática com uma abordagem de metodologia de ensino, enfatizando as etapas envolvidas e o tão importante papel
do professor durante estas atividades. Finalmente, nossa pesquisa propõe oficinas utilizando traços de tal metodologia que visa despertar o interesse dos alunos para os estudos em análise combinatória proporcionando assim, o desenvolvimento do raciocínio lógico e com isto, promover a melhoria do ensino nesse tema e tornar seu aprendizado significativo.
[Download TCC]