Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FÁBIA VALÉRIA DE JESUS SILVA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
EXPLORANDO AS ONDAS TRIGONOMÉTRICAS ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE ANIMAÇÕES EM PYTHON, USANDO O RASPBERRY PI COMO TECNOLOGIA DE SUPORTE.
Resumo
Esta pesquisa surgiu da constatação de que a grande maioria dos estudantes brasileiros do Ensino Médio não aprende o esperado em matemática, assim, apresentamos o resultado da aplicação de uma proposta metodológica realizada com alunos do Ensino Médio de Tempo Integral e regular do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – CMLEM de Vitória da Conquista - Bahia, centrada no uso da linguagem de programação Python, como um instrumento mediador da aprendizagem, a fim de despertar nos alunos o interesse em aprender Matemática e em criar tecnologia, usando como suporte o microcomputador de baixo custo Raspberrry Pi. Devido à natureza desse trabalho fundamentamo-nos nas abordagens construtivistas, em especial o Sociointeracionismo de Lev Vygotsky e o construcionismo de Seymour Papert e usamos a metodologia da pesquisa-ação crítica, pois percebemos a necessidade de um processo de valorização da construção cognitiva da experiência, buscando sempre uma reflexão crítica coletiva. No decurso do trabalho os alunos desenvolveram programas e estudaram recursos de animações no Pygame explorando vários tópicos matemáticos, principalmente, ondas trigonométricas e a relação delas com alguns movimentos de animações. Para tanto, construímos e aplicamos oficinas divididas em 10 (dez) encontros que continham a introdução ao estudo de Python e Pygame, revisão de conteúdos matemáticos e um estudo das funções seno e cosseno, nesses encontros mesclamos a familiarização com a sintaxe da linguagem e as documentações do Pygame com a exploração dos conteúdos matemáticos. Descobrir as potencialidades da Matemática e sua conexão com as tecnologias eclodiu um sentimento de admiração e respeito por essa área do conhecimento e a mostrou presente no mundo que os circunda, fato que contribuiu para os bons resultados relativos à aprendizagem dos conteúdos. Percebemos, portanto, que essa proposta atende às pretensões pedagógicas do Ensino Médio de Tempo Integral, mostrando-se viável para ser implementada nos componentes curriculares da base diversificada dessa modalidade de ensino.
[Download TCC]